A Importância do cálculo mental para a construção do número.

As crianças desde muito pequenas estão em contato com a Matemática. Os números estão presentes no cotidiano, onde elas vivenciam e participam de situações sociais de troca, venda, compra. O conhecimento de como acontece a formação do conceito de número nas crianças é de fundamental importância para a prática nas salas de aula. Para tanto, é preciso que o professor compreenda o que a criança sabe acerca do nosso sistema de numeração, que relações conseguem estabelecer entre a situação vivida e o conhecimento que possui.


O cálculo mental é a forma mais complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de resolver problemas matemáticos e o responsável pela resolução do problema é a mente, que quanto mais aguçada, estimulada torna-se mais rápida para responder situações problema.
Muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e falar a tabuada, mais rápido, que outras que estariam usando uma calculadora por exemplo. É importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio lógico, mas nunca esquecendo que cada criança tem um acompanhamento diferente em cada disciplina, deve-se respeitar o tempo de cada uma delas.
Costumamos usar uma forma bem eficaz para a compreensão de número, com crianças com 6 anos, falamos um número a ela, e se ela demorar para responder, pedimos que esta pense na quantidade, a fim de chegar a construção do número. Exemplo, digo o número 2, ela tem mais chance de interpretar antes do algarismo 2, então ela imagina, 2 bolas, 2 bonecas, ou seja 2 itens antes de qualquer coisa.


Fonte: www.sbem.com.br/files/ix_enem/.../CC79180990100T.rtf

Video: Cálculo mental fácil ou difícil

Nenhum comentário:

Postar um comentário