As crianças desde muito pequenas estão em contato com a
Matemática. Os números estão presentes no cotidiano, onde elas vivenciam e
participam de situações sociais de troca, venda, compra. O conhecimento de como
acontece a formação do conceito de número nas crianças é de fundamental
importância para a prática nas salas de aula. Para tanto, é preciso que o
professor compreenda o que a criança sabe acerca do nosso sistema de numeração,
que relações conseguem estabelecer entre a situação vivida e o conhecimento que
possui.
O cálculo mental é a forma mais
complexa da matemática, pois envolve agilidade na hora de resolver problemas
matemáticos e o responsável pela resolução do problema é a mente, que quanto
mais aguçada, estimulada torna-se mais rápida para responder situações
problema.
Muitas crianças são dotadas de uma
inteligência lógico matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos,
fazer contas e falar a tabuada, mais rápido, que outras que estariam usando uma
calculadora por exemplo. É importante estimular os alunos a usar a mente e o
raciocínio lógico, mas nunca esquecendo que cada criança tem um acompanhamento
diferente em cada disciplina, deve-se respeitar o tempo de cada uma delas.
Costumamos usar uma forma bem eficaz para a compreensão de
número, com crianças com 6 anos, falamos um número a ela, e se ela demorar para
responder, pedimos que esta pense na quantidade, a fim de chegar a construção
do número. Exemplo, digo o número 2, ela tem mais chance de interpretar antes
do algarismo 2, então ela imagina, 2 bolas, 2 bonecas, ou seja 2 itens antes de
qualquer coisa.
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